O Treinamento Funcional é definido como uma metodologia de treinamento de força que priorizam exercícios realizados com vários acessórios e materiais de força, elaborados para criar um ambiente desafiador para envolver o sistema neuromuscular, resultando no fortalecimento dos músculos estabilizadores menores e mais profundamente localizados.
O Treinamento Funcional tem este nome, pois prioriza a funcionalidade do indivíduo em todas as fases da vida. Crianças precisam trabalhar a funcionalidade da coordenação motora, equilíbrio, agilidade, o idoso necessita fortalecer a musculatura de movimentos funcionais do dia a dia, como sentar, levantar, caminhar, o atleta precisa priorizar movimentos funcionais do seu gesto esportivo, mulheres e homens necessitam aumentar força para prevenir lesões, percebam que todos são para melhorar a qualidade de vida e ter um meio de estar ativo em sua vida diária.
Para um treinamento ser considerado funcional deve-se atender às cinco variáveis distintas da funcionalidade, que são: frequência dos estímulos, volume de cada sessão, intensidade adequada, densidade e organização metodológica das tarefas.
Os benefícios são diversos tais como:
- massa muscular
- força e potência muscular
- resistência cardiorrespiratória
- flexibilidade
- equilíbrio
- cognição
- melhora no desempenho das atividades da vida diária
- favorece o emagrecimento de forma saudável
O Treinamento Funcional pode ser realizado por todos, de crianças a idosos, para atletas a reabilitação, se você ainda não encontrou uma modalidade de força que ame, eu sugiro que você conheça essa metodologia que é o futuro para você prevenir, reabilitar e ganhar performance!
Por: Bianca Tiriba (CEO Body Mobility Studio)