Escuto muitas pessoas dizendo que têm hérnia de disco e que alguns profissionais da saúde solicitaram o afastamento das atividades físicas, sim é comum, mas isso não é NORMAL. Por muitas pessoas aceitarem essas condições, sempre existe essa dúvida, portanto esse artigo irá esclarecer essa dúvida tão comum.

O que é Hérnia de Disco?

A hérnia de disco é uma condição que ocorre quando o disco intervertebral, que fica situado entre as vértebras da coluna, se desloca da sua posição original, isso pode ocorrer pela obesidade, sobrecarga de exercícios de alto impacto no qual o indivíduo não fortalece a musculatura corretamente, má postura, genética, condicionando a pessoa a sentir dor na região no qual ocorre a lesão.

Existem vários níveis da hérnia discal, como por exemplo quando apenas o disco é descolado, mas não há rompimento de sua membrana mais externa, dá-se o nome de protrusão discal. Porém, quando há o rompimento da membrana externa, com o disco deslocando-se totalmente, temos a condição de hérnia de disco, que é mais comum nas regiões cervical e lombar da coluna, justamente por serem os locais de maior mobilidade e impacto da coluna vertebral.

 

Principais Causas:

A hérnia de disco pode aparecer por diversas razões, mas as mais comuns são:

  • Genética (se você tem pai ou mãe com hérnia de disco, tem maior chance de ter também);
  • Envelhecimento;
  • Sedentarismo;
  • Excesso de peso;
  • Má postura frequente;
  • Tabagismo;
  • Falta de atividade específica de fortalecimento da musculatura do abdômen e das costas.

Tratamento:

Como pudemos perceber uma das causas do aparecimento da hérnia de disco é a falta de atividade física, fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna, assim como o sedentarismo, ou seja, a PREVENÇÃO, sempre será o melhor remédio. Porém, caso você já tenha a lesão diagnosticada, VOCÊ DEVE SIM, começar a fazer exercícios de fortalecimento muscular para você não sobrecarregar a coluna em movimentos funcionais do dia a dia, sim, se você não fortalecer essa lesão pode piorar e aí sim te gerar mais dor e futuramente uma limitação de movimentos.

Não há contraindicação para quem tem hérnia de disco, até mesmo exercícios de impacto como corrida, caminhada é permitido, desde que você FORTALEÇA  musculatura da coluna (core) e com o Pilates e o Treinamento Funcional é possível.

É preciso combater o sedentarismo. Esse é o grande vilão dos problemas de coluna. Nosso corpo não foi feito para ficar 12h sentado em frente ao computador. É preciso incluir exercícios para a sustentação e estabilização do corpo ao longo do dia, é preciso adotar ainda um conjunto de hábitos saudáveis, que incluem também sono de qualidade e alimentação balanceada. – Esses cuidados são bons para a prevenção de muitas doenças e também para a coluna.

O exercício físico é essencial na prevenção e na reabilitação dos quadros de hérnia de disco. Combata o sedentarismo a todo o custo. Tanto o Pilates, quanto no Treinamento Funcional você vai fortalecer a musculatura que protege a coluna (core, ou seja, abdômen), portanto comece hoje mesmo a praticar um dos dois, tenho certeza que em pouco tempo você vai se sentir melhor, e SEM DORES!

 

 

Por: Bianca Tiriba (CEO Body Mobility Studio)