Low Pressure Fitness é uma metodologia de treino que consiste em um sistema de treinamento postural e respiratório. O LPF combina mobilização neuromiofascial, exercícios neurodinâmicos e o conceito hipopressivo. Condições como prolapso, incontinência urinária, hérnias, hemorróidas e dores nas costas estão associadas a um core incompetente (assoalho pélvico, abdominais, diafragma e multífidos que não exercem sua função ). Todas essas condições podem se beneficiar com o LPF.
O que são exercícios hipopressivos?
Os exercícios hipopressivos atuam para regular a pressão interna nas cavidades torácica, abdominal e pélvica. A pressão sempre encontra uma forma de descobrir o ponto mais fraco para tentar ‘fugir’, o que pode provocar problemas como os citados anteriormente. Todos nós experimentamos um aumento da pressão interna advinda das atividades diárias, exercícios, tosse, espirro etc. Os exercícios Low Pressure Fitness visam equalizar essa pressão através do treinamento regular e sistemático do método.
Quem pode praticar o Low Pressure Fitness?
O programa é recomendado para quem deseja prevenir ou para os que já sofrem disfunções do assoalho pélvico (prolapso, incontinência urinária, etc ), diástase abdominal, todos os tipos de hérnias (discais, abdominais, etc ), dores lombares e disfunções sexuais. É ótimo para atletas que desejam melhorar a função respiratória e prevenir lesões. Também é útil para a recuperação pós-parto. Homens e mulheres de todas as idades que buscam treinar a verdadeira função de seu core se beneficiarão com o LPF.
Muitos benefícios podem ser alcançados com a prática regular do LPF, tais como:
- Prevenção e tratamento para dores na coluna
- Melhora o funcionamento do intestino
- Acelera a recuperação pós-parto
- Reduz inchaço abdominal e de membros inferiores
- Melhora desempenho esportivo
- Melhora o tônus muscular e reduz circunferência abdominal
Além disso, o praticante alcança um estado mais relaxado, pois a técnica libera as tensões da fáscia e regula o sistema nervoso autônomo, causando sensação de corpo e mente mais leves.
Por que o LPF ficou conhecido como técnica da barriga negativa?
O Low Pressure Fitness, além de uma excelente ferramenta para devolver a função do CORE, ficou conhecido como “ TÉCNICA DA BARRIGA NEGATIVA “, por reduzir medidas com poucos meses de prática. Essa redução ocorre por dois principais motivos que se influenciam reciprocamente, otimizando os resultados :
- os fundamentos posturais e respiratórios da metodologia ativam a musculatura profunda do abdômen, melhorando o tônus basal destes músculos ( transverso e oblíquos principalmente )
- o LPF através destas pautas posturais e respiratórias normalizam as tensões neuromiofasciais da Fáscia Toraco-Lombar (FTL), regulando a tensão na musculatura paravertebral, músculos que quando hiperativados inibem os músculos abdominais.
Portanto, com a prática regular do LPF, saímos de um círculo vicioso, onde uma FTL densificada contribui para a inibição dos músculos abdominais e vice-versa, e através do sistema de treino LPF entramos em um círculo virtuoso, em que uma maior atividade dos músculos abdominais vão contribuir para uma normalização dos músculos paravertebrais e flexores do quadril e vice – versa.
Pratique o Low Pressure Fitness e sinta as mudanças em seu corpo e em sua vida!
Por: Bianca Tiriba (CEO Body Mobility Studio)