De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a lesão de joelho é muito comum, principalmente em indivíduos jovens. Os médicos explicam que a instabilidade articular é a principal característica que torna o joelho suscetível a uma lesão, ou seja, a falta de fortalecimento adequado na musculatura pode gerar lesão na articulação nos joelhos.
Sintomas mais comuns:
- estalido seguido de dor
- dor e inchaço
- amplitude de movimento reduzida
- sensibilidade ao longo da linha da articulação
- desconforto ao caminha
Exercícios são amigos dos joelhos – Não devem ser excluídos
Repouso não vai te ajudar na sua recuperação, muito pelo contrário, ele irá te ajudar a não ter mais os sintomas descritos acima. É importante que você faça um exame para podermos detectar qual é o nível da sua lesão e qual será a abordagem escolhida, mas privar movimentos (como agachamento) que muitas vezes são proibidos pelo médico não é a forma mais eficaz que isso aconteça.
Aliás o agachamento é extremamente funcional, agachamos para sentar-se no sofá, cadeira, para ir ao banheiro, ou seja, privar movimentos funcionais irá prejudicar ainda mais os movimentos que você faz no dia a dia.
Como prevenir uma lesão no joelho?
De acordo com especialistas do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, entre os principais fatores que provocam lesão no joelho estão baixo condicionamento físico (força em membros inferiores), baixa flexibilidade (alongamento muscular) e pouca mobilidade (amplitude articular). Por isso, aquecimento (aumentar o ritmo da atividade aos poucos) e alongamento (com o corpo já aquecido) fazem toda a diferença na prevenção do problema, além claro, de exercícios de fortalecimento muscular, como o treinamento funcional.
Evitar uma lesão no joelho também pede que outras regiões do corpo sejam trabalhadas. Fortalecimento muscular das coxas (quadríceps, posteriores), quadril (músculos do glúteo) e abdômen (core) é indispensável para preservar as articulações. Além disso, cuide para que a postura e a execução dos exercícios sejam adequadas, escolha o calçado apropriado para o tipo de atividade que vai praticar e, claro, evite excessos.
Bora começar a treinar força para você ter todos os benefícios do exercício físico?
Lembre-se “O movimento Cura”.
Por: Bianca Tiriba (CEO Body Mobility Studio)