Se você não é fã de crossfit, ou também não ama a musculação, talvez o treino funcional possa ser uma ótima opção para sair do sedentarismo de encontrar a atividade que tanto se identifique. Com diversos benefícios, o funcional traz um treino rápido, dinâmico e que trabalha todo o corpo de forma integrada, desde o equilíbrio à resistência muscular.
Diferente do que acontece na musculação, onde trabalhamos cada músculo em um aparelho específico, o treino funcional engloba todo o corpo e pode ter dois objetivos: resistência ou emagrecimento.
Além disso, ele pode ser utilizado por diversos tipos de pessoas, independentemente da idade ou objetivo, da infância ao envelhecimento, da reabilitação a performance.
Para que serve o treinamento funcional?
Esse tipo de treino pode ter diferentes objetivos, portanto pode servir para diferentes funções. No geral, fortalece o core, musculatura responsável por estabilizar a coluna vertebral, facilitando a realização de tarefas cotidianas, como arrumar a casa, caminhar, subir escadas, sentar e levantar sem que cause alguma lesão ou incômodo.
Por isso, o treino funcional também é ideal para prevenir lesões, fortalecer os músculos e reduzir o cansaço. Você se sente desmotivado e sem energia? Talvez a prática de um treino funcional diário, mesmo que seja simples e por poucos minutos, possa te ajudar nessa questão.
O treino funcional também serve para treinar os reflexos e a mobilidade, isso porque trabalha todos os sistemas do nosso corpo, inclusive a mente, intercalando exercícios mais intensos com atividades mais brandas.
Para performance, como para atletas, pode ser também muito benéfico, como melhoria geral do condicionamento físico, ele ajuda a desenvolver força, equilíbrio, flexibilidade e estabilidade. Isso se traduz em movimentos mais eficientes e menor risco de lesões. O treinamento também ajuda a melhorar a coordenação motora fina e grossa, aumentando a precisão e velocidade dos movimentos. A prevenção de lesões é um dos principais benefícios do treinamento funcional para atletas. Como o treinamento funcional se concentra em movimentos que imitam atividades esportivas ou diárias, ele ajuda a fortalecer os músculos e articulações específicos que são mais usados durante a prática esportiva. Isso reduz a pressão sobre as áreas vulneráveis e diminui o risco de lesões.
Quais são os benefícios gerais do Treinamento Funcional?
- Promover a memória muscular
- Tem baixo impacto
- Diminui dores nas articulações
- Diminui níveis de estresse e ansiedade
- Melhora a flexibilidade e o equilíbrio
São inúmeros os benefícios do Treinamento Funcional para você!
Vamos conhecer?
Por: Bianca Tiriba (CEO Body Mobility Studio)