Você sabia que o que você está comendo pode estar atrapalhando o processo de emagrecimento? Sim, nem todos os alimentos, incluindo os saudáveis, podem estar te ajudando no seu emagrecimento, tudo isso porque tem alguns alimentos que inflamam o nosso corpo, sim, inflamam, nos deixando com a sensação de estufamento, inchaço, pesado. A inflamação é uma resposta do sistema imunológico como uma forma de proteção ao organismo, isso acontece após algum trauma ou quando somos expostos a quadros como de infecções, alergias, doenças autoimunes ou até mesmo pós atividade física intensa, é uma forma proteção do nosso organismo.
Alguns alimentos são considerados inflamatórios, podendo também causar um tipo de inflamação, inchaço, peso distensão abdominal entre outros sintomas. Na maioria das vezes, esses alimentos são itens industrializados e que passam pela adição de corantes, aromatizantes, flavorizantes e conservantes, tudo isso para manter sua durabilidade e sabor. Esses componentes geram uma resposta de defesa do corpo, provocando a inflamação. Por isso, surgem sintomas como azia, estufamento, gases, inchaço estomacal e retenção de líquidos. Há ainda quem sinta dores nas articulações e músculos, crises de enxaqueca, rinite e sinusite.
Um corpo inflamado não emagrece, pois, a inflamação dificulta a perda de peso. O metabolismo diminui, o que significa que o corpo queima menos calorias em repouso, fazendo com que o corpo tenha mais dificuldade de oxidar a gordura, interferindo na regulação hormonal, o que pode alterar o comportamento alimentar e ainda mais, a inflamação atua no sistema hormonal fazendo com que retenhamos mais líquido, acarretando na perda de massa muscular.
Conheça os alimentos inflamatórios:
- Carne Vermelha
- Derivados de leite e tudo que contenha lactose
- Glúten
- Ultraprocessados
- Açúcar
- Gorduras Trans
- Frituras
Como reduzir a inflamação alimentar
Primeiramente deve-se diminuir o consumo desses alimentos e fazer uma deita anti-inflamatória, além disso, ser sedentário piora a inflamação e, por isso, a prática de exercícios ajuda a fortalecer o sistema imunológico, com uma resposta mais rápida e eficaz do organismo.
Os alimentos anti-inflamatórios possuem substâncias que têm a capacidade de aumentar a liberação de hormônios que inibem, ou até mesmo bloqueiam, a ação dos agentes inflamatórios.
Vale a pena investir em alimentos ricos em nutrientes como vitaminas, ômega 3, polifenóis, carotenoides e flavonoides. Eles têm o papel de reduzir a produção de substâncias que estimulam a inflamação no organismo, como as citocinas e prostaglandinas – que estão relacionadas ao desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e câncer, por exemplo.
Alimentos anti-inflamatórios:
- Vegetais de folhas verdes escuras
- Frutas Vermelhas
- Frutas cítricas
- Azeite extravirgem
- Abacate
- Chá verde
- Pimentas e Pimentões
- Açafrão
É importante a consulta com um nutricionista para que este faça uma avaliação nutricional, recordatório e te avalie de maneira segura e eficiente para que você possa ter uma deita anti-inflamatória e te conduza a atingir seu objetivo que é um corpo mais leve, desinflamado e feliz!
Agende uma consulta Nutricional conosco!
Nós podemos te ajudar!
Por: Bianca Tiriba (CEO Body Mobility Studio)